quarta-feira, 8 de junho de 2011

GUNS N'ROSE






Em meados dos anos 80, surgiu uma banda que representava muito bem o hard rock californiano, chamada Guns N’ Roses. Essa banda foi umas das mais influentes do final da década de 80 e início dos anos 90. Uma das características dessa banda, era que as letras das músicas (sobre sexo, violência e drogas) eram vivenciadas pela banda, não é a toa que ficou conhecida como a banda mais perigosa do mundo.

1985

Ocorreu uma fusão das bandas Hollywood Rose e L.A. Guns, pois as bandas tinham poucos componentes. Daí surgiu o Guns N’ Roses, sua formação original era a seguinte: Axl Rose (vocalista), Tracii Guns (guitarrista solo), Izzy Stradlin (guitarrista base), Duff McKagan (baixista) e Robert Gardner (baterista). Três dias antes do primeiro show da turnê da banda, Robert e Tracii saíram e foram substituídos por Slash e Steven Adler. Mas a turnê foi um fracasso total e os componentes chegaram a vender partes de seus instrumentos para poder retornar para casa. Em Los Angeles, a banda robou e vendeu drogas para sobreviver.

1986

O Guns N’ Roses gravou um EP de quatro músicas pelo selo independente Uzi Suicide, com o nome de "Live ?!*@ Like a Suicide". Em março, eles conseguiram um contrato com a gravadora Geffen Records.

1987

O primeiro álbum foi "Appetite For Destruction" lançado pela Geffen. Em pouco tempo o disco estava no primeiro lugar nas paradas. A capa (uma mulher sendo estuprada pelo autômato) do disco teve problemas nos Estados Unidos e em outros países, pois a capa era obscena e agressiva às mulheres. Sendo assim, a banda mudou a capa (um crucifixo que tem o desenho do rosto deles).

1988

Saiu o segundo disco "Lies" composto por quatro músicas do EP de 86 e mais quatro novas. O grupo emplacou dois discos entre os mais vendidos e tornou-se a primeira banda de hard rock com esse feito. Eles ainda ganharam os prêmios de melhor vídeo com "Welcome To The Jungle" e artista revelação. No Donington Monsters Of Rock, Axl Rose gerou um tumulto onde dois fãs morreram esmagados pela multidão.

1989

Slash quase foi despedido por causa de seu vício em heroína. Eles ganharam o prêmio da MTV de melhor vídeo heavy metal/hard rock com "Sweet Child O’ Mine".

1990

O baterista Steven Adler foi demitido por abuso de heroína e o substituto foi Matt Sorum, ex-The Cult. Axl casou com Erin Everly, mas no mesmo ano acabou seu casamento.

1991

Os álbuns "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II" foram lançados juntos pela Geffen Records. Era evidente que a gravadora e a banda queriam um lucro imediato. Com o lançamento dos discos, a banda agendou uma grande turnê e por esse motivo Izzy Stradlin resolveu sair da banda. Quem entrou em seu lugar foi Gilby Clarke. Um novo componente se junta ao grupo no Rock in Rio II, Dizzy Reed (tecladista).

1992

Slash casou com Renee Suran e Duff com Linda Johnson.

1993

Gravaram um álbum só com covers de Sex Pistols, Fear, Damned e outras, ontitulado de "The Spaghetti Incident ?". Ainda tem uma faixa escondida chamada Look At Your Game Girl, que foi escrita por um assassino famoso, chamado Charles Manson. Ele foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a atriz Sharon Tate e uns amigos. Axl Rose usava uma camisa com o rosto estampado de Manson em alguns shows.

1994

Gilby Clarke saiu da banda, porque entrou em discordância com Axl Rose.

1996

Steven Adler ganhou um processo movido contra a banda com relação as lucros do disco "Appetite For Destruction". Slash brigou com Axl e também saiu da banda. Axl Rose comprou os direitos do nome Guns N’ Roses.

1998

A gravadora Geffen Records lançou um vídeo chamado "Welcome To The Videos" com os treze clipes da banda. Aconteceu uma grande mudança na banda, da formação antiga só ficaram Axl Rose e Dizzy Reed. Entraram os guitarristas Robin Finck (ex-Nine Inch Nails) e Paul Huge, o baixista Tommy Stinson (ex-The Replacements) e o baterista Josh Freese (ex-Infectious Grooves).

1999

Robin Finck saiu e Dave Navarro (ex -Red Hot Chili Peppers) foi contratado para gravar a música "Oh My God" do filme Fim dos Dias. Mais tarde acabou seu contrato e ele também saiu. A gravadora lançou em novembro um disco duplo ao vivo da formação antiga, chamado "Live Era 87-93".

2000

O baterista Josh Freese saiu do grupo, após de dois anos de contrato. Quem voltou foi o guitarrista Robin Finck e foram contratados: Buckethead (guitarrista solo), Bryan "Brain" Mantia (baterista ex-Primus) e Chris Pittman (tecladista), mas este só para as apresentações ao vivo.

2001

O Guns N' Roses tocou no "House Of Blues" de Las Vegas , tendo como banda de abertura o Goo Goo Dolls. A apresentação aconteceu logo após a virada do ano.
No dia 14 de janeiro, a banda se apresentou no Rock in Rio 3, onde tocaram 21 músicas durante quase duas horas e meia de show. O set list foi composto de músicas antigas e novas: "Madagascar", "Chinese Democracy", "The Blues" e "Silkworms", além do cover feito por Robin Finck de "Sossego" de Tim Maia.

O guitarrista Buckethead está com problemas de saúde e por isso a turnê européia só vai acontecer em dezembro e assim adiaram o lançamento de "Chinese Democracy".

Nenhum comentário:

Postar um comentário